quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Documentário – Albert Einstein

Documentário feito pelo canal History Channel a respeito de Albert Einstein e sua luta pela comprovação da Teoria da Relatividade provando que a matéria “deforma” o espaço e o tempo ao seu redor.

“…a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo.”

Wikipedia (em 06/10/2011)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

“Arca de Noé” moderna

ADN_2

A empresa japonesa Japan's Cosmo Power criou uma cápsula feita de fibra de vidro reforçada para que as pessoas possam se abrigar em caso de uma catástrofe natural, como um tsunami. No formato de uma bola de tênis, a versão moderna da "Arca de Noé" flutua na água e pode abrigar até quatro pessoas

ADN_4A cápsula é feita de fibra de vidro reforçada e possui até mesmo uma pequena janela.

 

 

 

O presidente da Japan's Cosmo Power, Shoji Tanaka, afirma que a "Arca de Noé" já passou por diversos testes de colisão. Cerca de 600 encomendas do produto já foram feitas no Japão por clientes interessados.

   ADN_1

ADN_3

Fonte: www.uol.com.br

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ponte mais longa do mundo é inaugurada na China

ponte_1

A ponte sobre o mar mais longa do mundo, que atravessa a baía de Jiaozhou da cidade de Qingdao, na província chinesa de Shandong, foi inaugurada nesta quinta-feira (30).

A ponte de 36,48 quilômetros começou a ser construída em 2007 e custou 14,8 bilhões de yuans (cerca de R$ 3,6 bilhões).

ponte_2
Ela deve encurtar a viagem entre o centro da cidade ao seu subúrbio de Huangdao em 30 quilômetros, diminuindo o tempo de viagem de mais de 40 minutos para 20 minutos, disse Han Shouxin, vice-diretor da Comissão de Administração do Trânsito da cidade.


Anteriormente, a ponte sobre o mar mais longa do mundo era a ponte da baía de Hangzhou, de 36 quilômetros, que conecta as cidades de Jiaxing e Ningbo na província de Zhejiang, leste da China.

Há várias pontes sobre terra mais longas no mundo, sendo que as três primeiras também estão na China. A maior delas é um lance elevado do trem de alta velocidade Pequim-Xangai, de 164,8 quilômetros, serviço que também foi inaugurado hoje.

ponte_3
A leva de novas obras de infraestrutura chinesas se completou nesta quinta-feira com a inauguração do mais longo gasoduto do mundo, que levará o gás natural desde o Turcomenistão, na Ásia Central, até a China, em percurso de 8.700 quilômetros.


O gasoduto foi construído com investimento US$ 21,98 bilhões e é o segundo que levará gás natural da Ásia Central ao leste da China.


As inaugurações coincidem com o 90º aniversário do Partido Comunista da China, fundado em 1º de julho de 1921. A data será lembrada com atos comemorativos no Grande Palácio do Povo, em Pequim, e em muitas outras cidades do país asiático.

Mais fotos (clique nelas para ampliar):

ponte_4

ponte_5Banda participa de cerimônia de inauguração da ponte que atravessa a baía de Jiaozhou da cidade de Qingdao, na província chinesa de Shandong

ponte_6

ponte_7

ponte_8

Fonte
http://www.uol.com.br/

Essas imagens me fizeram lembrar da época que eu jogava simcity! Deu vontade de pegar ele aqui e voltar a montar cidades e fazer acordos com os vizinhos. Pra quem nunca viu o jogo, algumas imagens da 4ª versão.

simcity4

simcity4_ponte

simcity4_ponte2

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Decomposição de Vetores – Parte 2

Finalmente sentei pra fazer essa segunda parte a respeito de decomposição de vetores. Agora vai!

Vamos ver o contrário agora, onde se tem os valores do vetor nos eixos X e Y e assim determinar seu módulo e inclinação.

Tendo os valores do vetor no eixo X (Fx) e no eixo Y (Fy) temos a seguinte fórmula para achar a força F:

formula_intensidade

Fiz questão de deixar as forças entre parêntes para evitar erros na hora de fazer a conta. Caso Fx seja um valor negativo (Fx=-a):
-> (-a)² é diferente de –a².

vetores_p2_1O valor de F sempre será positivo na hora de se calcular, independente dos valores de Fx ou Fy, conforme mostra na figura acima.

Como foi dito acima, o que muda são os sentidos (pra cima, pra baixo, esquerda, direita…) das projeções do vetor F (Fx em Fy) sobre os eixos.

Os vetores podem possuir o mesmo módulo (tamanho), mas o q diferencia um do outro são a direção e sentido (como mostrado na 2ª figura).

Para achar o ângulo já há uma explicação na 1ª parte sobre decomposição de vetores, mas, resumindo:

tg(@) = Fy / Fx
@ = arctg (Fy/Fx)
Esse arctg é aquele botão na calcularora que está escrito tan-¹.

Onde:

vetores_p2_2_angulo

Na hora em que for achar o valor do ângulo, considere Fx e Fy sempre positivos (em módulo). Depois de encontrado o ângulo, verifique os sinais de ambos os vetores para ver em qual dos 4 casos acima o ângulo é posicionado.

Soma/Subtração dos vetores

Não tem segredo. Quando for somar dois vetores (F1 e F2 por exemplo), terá que decompor ambos (nos eixos X e Y). Daí é só somar as forças de seus respectivos eixos que você terá o vetor resultante.

Uma observação rápida

Outra forma de se expressar um vetor é informando os valores de suas projeções nos eixos.

formula_projecao

Onde o i informa o valor no eixo X e j no eixo Y. Para achar o valor de F (seu módulo), basta usar a outra fórmula dada no começo desta aula.

formula_intensidade

Então, para somar/subtrair dois vetores fica assim:
Obs.: Considere os sinais!!!

formula_2vetores_2

F é a força resultante da soma dos vetores F1 e F2!

Caso precise somar 3 ou mais vetores e você se perca como calcular, faça as contas para dois, e com a resultante some com e 3º vetor, e assim por diante.

Fica a 2ª e a última (provável) parte a respeito de decomposição de vetores. Foi bem básico, nada aprofundado, mas espero que tenham entendido bem pra quando se aprofundarem mais no assunto.

sábado, 23 de abril de 2011

Eletricidade – Vídeos didáticos

lamapdaA seguir, uma série de vídeos (Coleção Francesa de Vídeos Didáticos) em forma de desenho animado que falam a respeito da eletricidade, que a explicam de uma maneira bem didática e descontraída para aqueles que estão começando a estudar ou mesmo revisar. Muito bom! Eu ví todos e recomendo!

 

Parte 2 (Apesar de na descrição dizer que é 2ª, acredito que comece por esse mesmo por causa do assunto tratado e tb pq não achei a 1ª hehe)
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte 13

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tutorial Rápido - Inserindo arquivo de texto na HP-50g com cartão SD

Útil para colocar anotações, alguns textos e colar nas provas.

  • 1º: Ter um cartão de memória SD e um leitor instalado em seu PC.
  • 2º: Escreve/Coloque o texto no Bloco de Notas e salve o arquivo com a extensão TXT no cartão, sendo que o nome do arquivo deve ter no máximo 8 caracteres (letras).
  • 3º: Coloque o cartão na calculadora e ligue-a.
  • 4º: Pressionei SHIF ESQUERDO –> APPS (para acessar a função FILES).
  • 5º: Selecione 3:SD e depois aperte OK.
  • 6º: Agora, selecione seu arquivo e aperte VIEW.

Agora é só visualizar o texto e se divertir na prova.

Fonte: hpcalc.com.br

Aproveitando o assunto, no site da hpcalc, na página principal mesmo, há uma calculadora científica online. Logo ao lado há uma caixa de texto com instruções para sua utilização.

Obs.: Preciso colocar outro link para o download do Matlab 5.3 pois o 4shared tirou o arquivo. Vou procurar um outro link pelo qual eu baixe ele, e, se possível, colocar nas próximas publicações.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Microrrobôs

Com o avanço da tecnologia, muitos produtos eletrônicos estão cada vez menores e mais poderosos.

Um projeto foca o desenvolvimento de um microrrobô onde, com seu tamanho, já é possível fazer cirurgias tão pequenas como em uma mosca, por exemplo.

microrobo_robo_mosca

O robo não se locomove sozinho e precisa ser guiado por campos magnéticos externos.

Ele tem apenas um terço de milímetro de largura, sendo possível, assim, realizar cirurgias cardíacas e remoção seletiva de tecidos tumorais.

Na foto ao lado mostra o microrrobô ao lado de uma mosca para efeito de comparação das dimensões.

 

Os primeiros testes planejados em humanos será na aplicação de medicamentos para tratar doenças nos olhos, especificamente na etapa pós-cirúrgica de doenças da retina.

Inovação Tecnológica

 

Pessoal, está em andamento a segunda parte a respeito de decomposição de vetores. Vai demorar um pouco para finalizar pois estou em época de provas na faculdade e estou quase sem tempo pra ver isso. Dessa vez vou salvar as explicações em PDF pra tentar deixar mais organizado.

E pra relaxar, uma das primeiras músicas que aprendi a tocar no teclado e umas das que eu mais gosto (99% do tempo que eu chego a tocar só fico no som de piano). Algum dia farei aulas denovo, mas será de piano. Chega de papo e vamos a música.

Nesse segundo vídeo é uma “outra versão” dela.

sexta-feira, 4 de março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Download - Matlab 5.3

Essa é uma versão FREE do matlab voltada para estudantes.

Como eu ví que foi difícil de achar o programa, vou postar o link para download (crédito para o meu amigo Renan Ribeiro que juntou as duas partes e colocou na net).

http://www.4shared.com/file/O4b277m3/Matlab_531.html

matlab_logo

MATLAB é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. Ele integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

Wikipedia

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Decomposição de Vetores

Antes de falar sobre a decomposição de vetores, vamos relembrar a respeito de seno, cosseno e tangente em um triângulo retângulo (triângulo onde há um ângulo de 90º).

triângulo retângulo

No triângulo retângulo acima temos os catetos B e C (pois são os lados do triângulo que entre eles, formam o ângulo de 90°) e a hipotenusa A (lado que está oposto ao ângulo de 90°, que não “toca” neste ângulo).

triângulo retângulo

Seno de alfa = cateto oposto / hipotenusa
Seno de alfa = B / A

Cosseno de alfa = cateto adjancente / hipotenusa
Cosseno de alfa = C / A

Tangente de alfa = cateto oposto / cateto adjacente
Tangente de alfa = B / C

Aplica-se o mesmo raciocínio para o ângulo téta, tendo que prestar atenção qual é o cateto adjacente e oposto em relação á ele. O cateto oposto de um ângulo não é o mesmo para outro ângulo!

Sabendo isso, vamos ver como é um vetor.

vetor

Todo vetor tem tamanho, direção e sentido.

Tamanho: o quanto ele mede
Direção: está na horizontal? vertical? forma 45°?
Sentido: a “seta” é pra cima? pra baixo? direita? esquerda???

vetor no plano

Aí está o vetor F no plano cartesiano que forma um ângulo @ em relação ao eixo X (chamei o ângulo de @ ao invés de alfa, beta ou gama pra facilitar na hora de mostrar as contas).

Chegou a hora de decompor suas forças em seus respectivos eixos (em X e Y).

decomposição do vetor

Mas e agora? Como achar as forças Fx e Fy? onde uso seno, cosseno e tangente?
Resposta: Simples! Basta mudarmos a força Fy de lugar para ter uma melhor visualização.

decomposição do vetor

Pronto, formamos um triângulo retângulo onde a força F é a hipotenusa e as forças Fx e Fy são os catetos.

Sendo assim vamos analisar esse triângulo retângulo da mesma forma que o outro no começo deste post.

sen(@) cos(@)

sen(@) = Fy / F
F.sen(@) = Fy
Fy = F.sen(@)

cos(@) = Fx / F
F.cos(@) = Fx
Fx = F.cos(@)

Pronto! Simples né? (claro, fica simples depois que aprende hehe)

Caso o exercício dê as forças Fx e Fy e peça pra você achar o valor da força F, faça o mesma esquema, bastando apenas isolar a força F na fórmula.

Atenção!
Observe que o ângulo utilizado aqui é o que está entre a força F e o eixo X.

Se o exercício passar o ângulo que está entre F e o eixo Y e você ficar perdido, não conseguir usar o seno ou cosseno, calcule o ângulo entre F e o eixo X, pois entre os dois eixos, X e Y, o ângulo é de 90º. Daí é só fazer: 90 menos o outro ângulo (entre F e o eixo Y), obtendo assim o que está entre F e o eixo X (no nosso caso, o ângulo @).

E pra terminar, vamos achar quanto vale o ângulo @.

valor do ângulo

tg(@) = Fy / Fx
@ = arctg (Fy/Fx)

Esse arctg é aquele botão na calcularora que está escrito tan-¹.

Na tg, você tem o ângulo e acha o valor da tangente deste ângulo. Arctg é o contrário. Você passa o “resultado” e ela informa o ângulo. Para seno e cosseno é a mesma coisa (sen-¹ e cos-¹ na calculadora)

Obs.: Preste atenção se a calculadora está fazendo os cálculos de seno e cosseno em graus ou radianos. Sen(90) em graus é diferente de sen(90) em radianos.

Espero que a explicação tenha sido clara e objetiva.

Outra hora faço uma explicação mais detalhada, pois todo o desenvolvimento foi feito apenas com um vetor no 1º quadrante. Podemos somar vários vetores e cada um estar em um quadrante diferente, mas isso é assunto pra um outro dia.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Zoom Super Ultra Mega Efeticaz

A mais pura realidade em séries e filmes!

csi_1
csi_2

csi_3

YEAH!