segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As Crônicas de Nárnia

cronicasnarnia1

As Crônicas de Nárnia são uma ótima opção de leitura. Apesar de ser considerada para crianças, na minha opinião a leitura é recomendada para todas as idades.

Das 7 crônicas as minhas favoritas são: O Sobrinho do Mago (que mostra como nárnia é criada) e A Última Batalha (a última crônica, onde mostra como tudo termina).

Não vou entrar em muitos detalhes mas apenas dar um pontapé inicial pra quem quer começar.

Logo no começo Digory e Polly se conhecem, e depois de algumas conversas e acontecimentos, eles vão parar em Nárnia que acaba de ser criada por Aslam, o leão. A feiticeira vai parar lá, que quer tomar Nárnia de Aslam. Agora, como que todos vão parar, o que acontece, só lendo pra saber hehe. Pra quem viu o 1º filme, não se desespere. Uma hora tudo se encaixa.

Pra quem só assistiu os filmes fica sem entender algumas coisas, como, por exemplo, a feiticeira Jade (que se diz rainha de Nárnia) foi parar lá, o porque de ter um poste na floresta, porque que o guarda-roupa é mágico e vários outros detalhes.

Como o livro tem por base o cristianismo, em algumas crônicas se pode fazer um pararelo com alguns acontecimentos da bíblia e de como anda a fé das pessoas hoje em dia. A última crônica irá retratar bem isso.chronicles-of-narnia-map

Quem leu as crônicas e assistiu os filmes sentiu que eles alteram várias coisas. Claro que fazer um filme baseado em algum livro não dá pra colocar detalhadamente tudo o que acontece senão seria divido em várias partes. Porém, muitas coisas que davam pra ser iguais aos do livro foram mudadas (eu sei que é questão de tentar fazer o filme mais atrativo, mas pra quem leu o livro isso é horrível). No Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa algumas coisas mudam, mas a base, o objetivo da história é mantido. O Príncipe Caspian eu não cheguei a ver, só trailers e o comecinho, mas já deu pra ver algumas mudanças. Recentemente assisti A Viagem do Peregrino da Alvorada. O filme é legal mas me decepcionou muito quanto a adaptação feita do livro. Muita coisa muda. Ao chegarem na 1ª ilha (as Ilhas Solitárias se não me engano o nome), os acontecimentos do filme são totalmente diferentes do que acontece no livro (uma coisinha ou outra é igual, mas quase nada).

Enfim, não quero dizer que os filmes são chatos, mas acabam fugindo do que realmente acontece nos livros. Como dizem, os livros possuem muito mais detalhes.

Pra quem também não gostou (ou gostou) muito dessas mudanças comente o que achou.

cronicas_volume_unico Ahhh, pra quem se interessar pela leitura das crônicas, aproveitem que no submarino está em promoção (e olha que é uma bela promoção mesmo) o volume único, que reúne todas as crônicas.

Boa leitura!

2 comentários:

  1. Oiii!! Finalmente atualizou esse blog, hein??!! E não poderia ser de outro assunto se não esse, né nerdzinho?

    Eu falo brincando, pois sou super a favor de leitura. Quando eu era criança, meu pai sempre me estimulou muito para ler, e eu vejo como isso fez diferença pra mim. Quem lê mais escreve melhor, formula as frases melhor... enfim! Pena que eu não continuei cultivando esse hábito, ahaha!! Eu só lia mais mesmo quando era criança, quando eu ainda tinha algum futuro... ahha

    Quanto às crônicas, eu não li. Sinceramente, assisti o primeiro filme meio de bobeira, pois tb não gostei =/ Não é que eu ache infantil, é que eu não gosto muito dessas coisas meio irreais, sabe??

    Bom, acho que eu escrevi demais!! Espero que vc poste mais, seu nerdzinho!!

    Beiiijoooooooos!!!

    ResponderExcluir
  2. éhh esse filme é lindo (nunca assisti) saiu o ultimo dele agora pouco ne qual mesmo?
    kkkkkkkkkkkk :P

    ahh edu fala sobre a branca de neve
    cinderela
    bela adormecida
    peter pan
    ai eu vou saber comentar
    kkkkkkkkkkkk
    bjãooo

    ResponderExcluir